O Projeto

  • Objetivo do projeto:
A principal pretensão do grupo ECO SOAP é realizar um processo de fabricação de sabonetes de uma forma sustentável, diante do quadro atual da sociedade, no qual o custo e a demanda crescem, e nem sempre a matéria-prima se recompõe da mesma forma, é de extrema importância tentar reutilizar, ou seja, reciclar, de maneira que ajude o meio ambiente. A sustentabilidade visa alternativas de interação do ser humano com o meio ambiente para gerações futuras. Com isso a proposta da equipe é a realização de um processo onde poderemos encontrar nova forma de reutilização do óleo que antes seria descartado de forma a prejudicar a natureza.
  • Parte experimental do projeto:
O resultado final, que foi um sabonete de baixo custo de produção, destinado ao uso da higienização pessoal simples (higienização básica das mãos) sem significantes prejuízos de irritabilidade dérmica à pele ,foi obtido apos três testes,no qual o que melhor se encaixou  no objetivo do grupo foi o teste (3),com isso iremos explicar o procedimento pelo qual o óleo passou até se tornar sabonete.
O óleo selecionado de soja da marca Liza (submetido à fritura de alimentos) primeiramente foi submetido a processos de decantação e filtragem simples das partículas sólidas existentes, deixando o óleo repousar por cinco dias.

No desenvolvimento do sabonete, foram realizados três testes:
  • No teste (1) usou-se óleo de soja antes da fritura, empregando 100 mL de uma solução saturada de NaCl (usada exclusivamente neste teste).  
  •  No teste (2) também foi utilizado o óleo de soja antes da fritura.
  •  No teste (3) foi empregado o óleo de soja após a fritura. 
            Nos três testes, usaram-se os mesmos procedimentos, a mesma quantidade de reagentes (com exceção do teste 3), e aquecidos à mesma temperatura. No teste (2) usou-se o óleo de soja puro (sem submetimento ao processo de fritura), foi empregado na mistura 20 mL de óleo de soja “puro”, 15 mL de álcool etílico 96% e 20 mL de uma solução de NaOH 30%,essas substâncias foram postas em um béquer de 500 mL, submetendo-o ao aquecimento realizada em um aquecedor elétrico sob uma temperatura constante de 100ºC, com agitação ininterrupta auxiliada por um agitador magnético.
Após a mistura adquirir uma consistência pastosa, foram incrementados 10 mL de óleo de amêndoas, levando a massa a um processo de neutralização que ocorreu dentro de um sistema de filtragem com solução diluída de ácido acético até que se conseguisse obter um pH a partir do papel indicador de pH próximo ao neutro, feito isso, levou-se o produto a um banho de gelo e incrementou-se 1mL de essência natural. 
No teste (3), dobramos as quantidades das substâncias empregadas no teste (1) e (2), havendo apenas variações no tempo de aquecimento da mistura e no tempo resfriamento do produto a partir do banho de gelo.
Teste 3: Fluxograma baseado em um sabonete de aproximadamente 100g.





    O uso da solução saturada de NaCl no teste (1), não permitiu a formação da massa sólida do sabonete, assim, a mesma foi retirada do procedimento de fabricação do produto. Nos testes (2) e (3) obtiveram-se os produtos desejados, no entanto, o teste (3) que foi o foco principal do projeto, apresentou um baixo custo de produção, o produto obteve um bom nível de espumação, odor insignificante e conteve presença de pequenas rachaduras sobre sua superfície.  

Figura 1: Aquecimento da Solução 1



Figura 2: Mensuração da quantidade de álcool etílico para ser adicionado à Solução 2


Figura 3: Solução 2 em aquecimento


  • Exposição:


No dia 05 de Junho de 2012 a ECO SOAP realizou a explanação do projeto intitulado "Desenvolvimento de sabonete obtido a partir do óleo de soja submetido ao processo de fritura" referente ao Projeto Acadêmico Interdisciplinar - PAI.
Representando a equipe, os estudantes Lucas Tinti e Nadime Oliveira apresentaram o projeto desenvolvido à banca de avaliadora composta pelo professor orientador Ronaldo e mais três docentes. A explicação foi clara aos espectadores, sendo o assunto bem explorado e de fácil compreensão a partir da boa desenvoltura dos apresentadores, resultando também em críticas positivas por parte dos avaliadores.
Além disso, a equipe também apresentou aos presentes o sabão produzido (ver figura 2), demonstrando a perfeita contemplação dos objetivos iniciais do projeto. 



Figura 1: Representantes do ECO SOAP apresentando o projeto




Figura 2: Sabonete produzido pela equipe ECO SOAP a partir da utilização do óleo de fritura

*Fotos de fonte própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário